Home / Agrícola / Agrotóxico: remédio ou veneno?

Agrotóxico: remédio ou veneno?

Ainda existe bastante polêmica quanto à segurança e aos riscos dos produtos agrotóxicos. Por isso a importância de garantir a sua qualidade e saber como utilizá-los.

Há quem tenha dúvidas se os agrotóxicos são remédios ou venenos, visto que são substâncias fortes utilizadas em produtos alimentícios.

Na verdade, tudo dependerá da dose utilizada! Se o agricultor utilizar agrotóxico em excesso em sua plantação, o produto fará mal e poderá prejudicar o consumidor final, que terá contato com resíduos nos alimentos. Porém, se não usar agrotóxicos, terá grande probabilidade de ter um baixo aproveitamento total de sua safra e com qualidade rasa.

Isso quer dizer que os agrotóxicos são importantes para se ter um bom rendimento nas plantações, visto que combatem pragas e evitam perdas nas colheitas, porém precisam ser utilizados na medida certa.

Assim como a água, que pode fazer mal se ingerida em excesso, mas que na quantidade certa traz mais benefícios do que malefícios ao organismo, os produtos químicos funcionam da mesma forma. Se obedecidas as recomendações de uso e o intervalo de segurança constantes no rótulo e bula, não haverá maiores preocupações.

Numa analogia com os antibióticos, os agrotóxicos podem salvar uma safra de uma infestação de pragas, assim como o antibiótico pode auxiliar no tratamento de uma infecção. Ambos são controlados e requerem atenção no seu uso.

Por isso a Bracci & Avila, especialista em registro de produtos, se preocupa com a utilização dos agrotóxicos e viabiliza o registro desses produtos, garantindo a sua qualidade e eficácia nas plantações.

%d blogueiros gostam disto: